sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Inflação da Construção Civil sobe 0,27%

Custo de metro quadrado para construir e material de construção baixaram, entre tanto, a mão de obra subiu segundo dados do IBGE.

A inflação medida pelo Sinapi (Índice Nacional da Construção Civil) foi de 0,27% em janeiro, segundo dados divulgados na terça, dia 8, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado ficou 0,01 ponto percentual acima do registrado em dezembro, quando ouve alta de preços de 0,26%. O índice é uma média entre itens que baixaram, como o preço de material de construção, e o custo nacional da construção por metro quadrado e outros que subiram como o da mão de obra. O custo nacional da construção por metro quadrado em janeiro ficou em R$ 768,44, diante os R$ 769,06 do último mês de 2010. O material de construção ficou em 0,32%, ele baixou 0,11%, ponto percentual era a taxa de dezembro de 0,43%.

Alta no Estado de São Paulo

Em São Paulo, a alta da construção civil foi ainda maior, de 0,28% em janeiro, segundo dados divulgados na semana passada pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). A variação positiva no mês também é resultado do aumento de 0,40% no custo de mão de obra, em comparação com dezembro do ano passado. O CUB (Custo Unitário Básico) que reflete a variação mensal das despesas do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil - atingiu 130,18 pontos no mês passado. Em dezembro, a pontuação havia sido de 129,82 pontos.

Considerando os últimos 12 meses terminados em janeiro, os custos registraram alta de 5,61%.

(Bárbara Vieira, publicado no Jornal Primeira Mão do último dia 12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário