sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cidade sobre trilhos.

O sueco Jägnefält Milton criou um projeto urbanístico bem inusitado onde casas e edifícios correriam sobre os trilhos de uma antiga estação de trem em Andalsnes na Noruega. Ele deseja construir aproximadamente 100 unidades, até agora foram criados 23 modelos para o empreendimento.

Konrad Milton afirma que as pessoas não terão problemas na utilização dos serviços básicos, tais como, energia elétrica, água e tratamento de esgoto, segundo ele poderá ser criado um plug-in de rede que deveria ser colocado ao longo dos trilhos para interligar as tubulações de água potável, tratamento de esgoto e energia elétrica, isso poderia ser facilmente conectado ao sistema atual de tratamento de esgoto da cidade ou pode ser conetado ao um sistema portátil que tansforme lixo em eletricidade.

A cidade portátil já ganhou o 3º lugar no concurso organizado pela associação Nacional de arquitetos Norueguenses que almeja revitalizar o municípios de Andalnes.

A paisagem que os moradores terão de suas casa é de tirar o folego, Jägnefält Milton já possui o seu escritório portátil desde o ano passado, ele afirma que algumas casas também podem ser flutuantes e isso fará da experiencia ainda mais extraordinária.

Para a Wired britânica , o arquiteto explicou que esta flexibilidade seria muito útil para a cidade, que precisa de hotéis e lojas na alta temporada e ambientes públicos fechados durante o rigoroso inverno norueguês. A escolha pelos trilhos se deve à presença dos trilhos ociosos pela cidade, mas os arquitetos dizem que uma versão rodoviária é possível em um lugar que já tenha a estrutura adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário